MARCELO ROSENBAUM



Marcelo Rosenbaum (imagem do site World Design Guide)
BIOGRAFIA


Marcelo Rosenbaum nasceu na cidade de Santo André no estado de São Paulo no ano 1968. Estudou na faculdade de Belas Artes de São Paulo, não gostava muito de frequentar as aulas como já deixou claro em diversas entrevistas porque sempre foi adepto do aprender fazendo. Enquanto ainda estudava na década de 1980 trabalhou desenvolvendo lojas multimarcas na região do ABC, lojas que precisavam de uma imagem marcante para chamar a atenção do público alvo. Fazendo esses projetos, apareceu a necessidade de completar a arquitetura implantada nas lojas com móveis , luminárias e afins desenhados especificamente para cada projeto, principalmente para diferenciá-los dos outros. Com a crise da época do governo Collor viu sua área sofrer grande impacto financeiro, o que o estimulou a procurar novos caminhos; assim decidiu enviar uma carta para Andreas Weber, arquiteto alemão, oferecendo seus serviços. Trabalhou um ano com Andreas que é considerado o pai do estilo High Tech alemão e sem dúvidas esse foi um grande passo para que seu caminho no design fosse consolidado. Sempre que questionado sobre esse tempo, Rosenbaum garante ter sido sua verdadeira faculdade: trabalhando e aprendendo. Voltou para o Brasil e já com muitos clientes e trabalhos, desistiu de concluir a faculdade.
Acumulou troféus e prêmios na área do design.
Em 2006 passou a ser conhecido através da grande mídia fazendo transformações em casas de sorteados no programa Caldeirão do Huck, com o quadro Lar, Doce Lar alimentando ainda mais sua vontade de trabalhar com a democratização do design. Logo após, esteve a frente do programa no canal GNT:  Decora; no qual pessoas se inscreviam para ter um cômodo de sua casa reformado por ele.
Hoje está a frente de projetos voltados para o design de produtos utilizando materiais brasileiros principalmente confeccionados por população carente.

ESCRITÓRIO


Inaugurado em 1992, o escritório Rosenbaum, localiza-se na cidade de São Paulo na região de Pinheiros. Seu trabalho visa quatro frentes: produtos, cenários e conteúdos, e casas. Fez trabalhos grandiosos envolvendo arquitetura e design de produtos.
Hoje seu escritório conta com uma equipe multidisciplinar de cinco pessoas: Marcelo Rosenbaum, Adriana Benguela (arquiteta), Ludimila Bueno (administradora), Fabiana Zanin (designer gráfica), Islaine Oliveira (administradora financeira).
Seu escritório chegou a ter 15 funcionários, mas devido a nova visão de Rosenbaum com o projeto A gente transforma, reduziu drasticamente a quantidade de funcionários. Em algumas entrevistas como a dada a Revista de Arquitetura Arco ele mencionou a dificuldade em focar na área de design voltado para projetos sociais.

PROJETOS


1994 Expo café e Design Tok Stok- Rosenbaum e Varuzza.
1994 Expo Brasil faz Design, Milão
1996 Design de Objetos – Rosenbaum e Varuzza
1996 Festa editora Abril 18 anos
1997 Prêmio Museu da Casa Brasileira
1997 Escritório Simone Mattar
1998 Restaurante bar da Vicky
1998 Sofé Bull Manes – Tok stok
2000 Sommer Trilogia (vermelho, azul e verde)
2001 Carlton Arts
2002 SPFW- Lounge Erika Palomino
2002 SPFW- Desfile Cavaleira tema King Kong
2003 Casa Cor- Fumoir
2003 SPFW – Desfile Cavaleira Tema Índia
2003 Casa Pizza
2004 Teto
2004 Casa Cor Bertha
2005 camarote Nova Schin – Sapucaí
2006 SPFW- Loung Melissa Rock
2006 Camarote Nova Schin – Sapucaí
2006 SPFW – Loung Melissa trópicos
2006 SPFW- Loung WGSN
2007 Casa Cor – Cozinha .clube.br
2007 Plastik
2007-2011 Lar Doce Lar
2008 SPFW – Lounge Fiat
2008 Shimo
2008 SPFW Lounge Melissa Viagens
2008 SPFW Lounge Melissa Japão
2008 Casa Cor Peru
2009 SPFW – Lounge WGSN
2009 Coleção Jalapa
2009 Restaurante Dalva e Dito
2010 La lampe
2010 A gente transforma – Parque Santo Antonio
2011 Galeria Zipper- São Paulo
2010 A gente transforma – Varzea Queimada- Coleção Toca
2012 LÓccitane au Brésil
2013 A gente transforma- Yawanawá- Coleção A força da Floresta
2013 Boisbuchet- Workshop Design essencial
2013 LÓccitane au Brésil 3- Frasco Capim Limão
2013 Cozinha Escola Nestlé no Mercado de BH
2013 Yunnus Social business
2014-2015 Decora
2014 Youtube- Instituto criar
2014 Maqld
2014 A gente Transforma-Fundação Bradesco Fazenda canuanã
2014 A gente transforma- Yawanawá- projeto habitação
2015 Edificio Brasil
2015 A gente transforma- Clube de colecionadores do MAM
2015 Rosenbaum e o Fetiche para Oppa
2015 A gente transforma- Encuentro, Peru
2016 A gente transforma- Várzea Queimada Espírito Santo

PRODUTOS


Os produtos desenvolvidos pelo escritório Rosenbaum sofreram uma mudança através do tempo. Marcelo iniciou sua carreira como designer projetando lojas multimarcas e dentro desses projetos sentia a necessidade de acrescentar móveis e luminárias, quando passou um ano trabalhando com Andreas Weber aperfeiçoou o que desenvolveu trabalhando aqui no Brasil. Aprendeu todas as etapas do produto desde a criação até a execução.
Quando voltou ao Brasil, desenvolveu produtos para lojas famosas entre o público A e AA.
Com o passar dos anos começou despertar a necessidade de trazer a identidade brasileira através de seus produtos, também sentiu que aflorava a vontade de participar de projetos sociais, foi assim que nasceu o projeto A gente transforma que hoje se tornou um instituto.
Outra área que Rosenbaum se dedicou foi de produtos para o público B e C+ , onde o tamanho deveria ser reduzido, o preço mais acessível e os pontos de vendas mais populares.
Hoje ele conta com uma linha de artigos para casa em uma loja mais popular (Casas Pernambucanas)


Figura 1 Mesa Caruaru Alecrim Rosenbaum (imagem de internet)

Figura 2 Sofá Botone Rosenbaum (imagem de internet)


Figura 3 Colar A gente transforma (imagem de internet)


Figura 4 Cesto A gente transforma (imagem de internet)


Figura 5 Almofadas coloridas casas Pernambucanas by Marcelo Rosenbaum (imagem de internet)


Figura 6 Coleção Casas Pernambucanas by Marcelo Rosenbaum (imagem de internet)




VISÃO SOCIAL


Desde 2012 Rosenbaum desenvolveu o projeto A gente transforma. Onde os produtos são usados para mostrar a grandeza do Brasil.
Uma ação social foi feita apoiada pelo Ministério da Cultura e Banco Bradesco para viabilizar o projeto em Várzea Queimada, um marco no A gente transforma.
Viajaram então com uma equipe multidisciplinar para Várzea Queimada no interior do Piauí para descobrir através do artesanato local uma forma de se conectar com as memórias daquele local. Através desse trabalho foi possível agregar valor para que os artesãos daquela localidade pudesse também melhorar sua qualidade de vida. As peças feitas por essas pessoas podem, através do nome Rosenbaum chegar no mundo todo e com valor agregado retornar com um bom lucro para a comunidade. Esse projeto impactou positivamente a vida de 900 pessoas que moram no local e transformou a vida de aproximadamente 40 profissionais e artistas.
A partir disso veio o livro e o documentário que junto com os produtos fazem parte desse projeto.


 O desenvolvimento do design elaborado por Rosenbaum foi atrelado ao social. Seus produtos mostrando a brasilidade, o projeto de usar o artesanato local para alavancar o trabalho na região e mostrar ao mundo as belezas produzidas por artesãos.
Quando o design mostra a beleza de um povo, de uma terra, quando ele conta uma história ele consegue um lugar de destaque. O que é esperado de um povo como o brasileiro não pode ser nada menos do que grandes designers. O Brasil tem o povo mais criativo, Alegre e colorido, e foi isso que Marcelo Rosenbaum retratou em suas obras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Disponivel em < https://pt.slideshare.net/camilalamberti/marcelo-rosenbaum> Acesso em: 05/12/2017



Disponivel em < https://www.westwing.com.br/marcelo-rosenbaum/> Acesso em: 05/12/2017

Disponivel em < http://rosenbaum.com.br/a-gente/linha-do-tempo/> Acesso em: 05/12/2017

Disponivel em <https://www.archdaily.com.br/br/office/rosenbaum> Acesso em: 05/12/2017

Disponivel em < https://www.facebook.com/marcelorosenbaum/> Acesso em: 05/12/2017

Comentários

Postagens mais visitadas