ANÁLISE CENTRO PAULA SOUZA SANTA IFIGÊNIA-ETEC


CASTRO, Daiane Henrique de[1]

RA 20880532


FICHA TÉCNICA


Análise do projeto arquitetônico Centro Paula Souza – Santa Ifigênia que fica localizado na Rua dos Andradas 140, Santa Ifigênia em São Paulo. Desenvolvido por Spadoni AA e Pedro Taddei Arquitetos Associados no ano de 2013 e teve a colaboração no projeto de Arqueologia de Zanettini Arqueologia. Possui uma área de 29490.0 m2 sendo que seu terreno possui 6.882m². Construída como parte de um projeto de requalificação da área central de São Paulo.

FIG.1 ETEC SANTA IFIGÊNIA (ARCHDAILY)


IMPLANTAÇÃO


FIG.2 RELAÇÃO COM ENTORNO-
CENTRO DE SÃO PAULO (GOOGLE MAPS).


FIG.3 IMPLANTAÇÃO TERRENO (ARCHDAILY)


 

ESTUDO DE CASO

A obra é dividida em dois prédios e neles pode ser observada a divisão de três núcleos. No primeiro prédio está o núcleo administrativo, no segundo o núcleo de salas de aula e laboratórios e no terceiro núcleo onde foi agregado o prédio pré-existente encontra-se a quadra poliesportiva, auditório e biblioteca. A circulação vertical é feita em seis pontos entre escadas e elevadores e a circulação horizontal dá-se por toda extensão dos prédios em grandes áreas, foi observado a preocupação com a privacidade dos ambientes sem que prejudicasse a excelente fruição. Em todos pavimentos, com maior destaque no térreo, a área de convivência é bastante ampla onde se encontra o jardim que surge entre os dois blocos de prédios. O conforto térmico foi trabalho com uso de telas de aço inox no edifício administrativo e possui uma sobre-cobertura que a protege.
Essa sobre cobertura também abriga as salas de estudo protegendo da incidência solar direta e fornecendo conforto térmico. Nas salas que possuem fenestração voltada para a área entre os dois prédios a proteção é feita com brises fixos e para a  biblioteca, o uso de brise exigiu que os intervalos entre eles fosse menores para garantir um ambiente com maior introspecção e baixa incidência solar. A circulação de ar é generosa devido ao grande número de espaços abertos. O programa abriga no térreo: área de convivência, auditório, cafeteria, área de exposições, recepção e jardim. No mezanino encontra-se museu, banco, ambulatório, livraria, laboratórios e parte do auditório. No terceiro piso está a biblioteca, quadra poliesportiva, sala de conferência, salas de estudo e laboratórios.
A obra possui características do modernismo com o uso de concreto armado, brises, pilotis e amplas janelas em fita. O sistema de laje nervurada aparente, fachada livre também são marcantes na construção. A estrutura apresenta pilotis distribuídos entre o prédio administrativo e o núcleo educacional, a sustentação no núcleo de uso coletivo é feito a partir de colunas. Quanto a acessibilidade o complexo é bem servido, não aparentando entraves para pessoas com mobilidade reduzida. 
Depois da análise observou que nenhum aspecto foi deixado de lado no projeto desde a implantação. A construção mesmo sendo imponente não tira as características do entorno. Local bem arejado com excelente aproveitamento da luz natural, a circulação se dá de forma intuitiva e o programa foi bem distribuído.


FIG.4 ESTUDO DE SETORIZAÇÃO E FLUXO


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Centro Paula Souza e Etec Santa Ifigênia. Nov 2013.Techne17. Disponível em:  <http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/200/o-historico-de-uso-das-telas-metalicas-industriais-em-fachadas-301435-1.aspx>. Acesso 04 Mar 2019.

Centro Paula Souza / Spadoni AA + Pedro Taddei Arquitetos Associados. 07 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Disponível em <https://www.archdaily.com.br/br/769776/paula-souza-center-spadoni-aa-plus-pedro-taddei-arquitetos-associados> . Acesso 4 Mar 2019.






[1] Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Anhembi Morumbi, email daiane_chs@hotmail.com CEP 08250-650 – SP. Sob a orientação da Profª Drª Arq. Stamatia Koulioumba na disciplina “Projeto de Arquitetura-Estrutura”.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas